Agroindústria Casa Café
Agroindústria Casa Café
Domingos Martins - Espírito Santo
2019
O projeto foi inspirado na forma arquitetônica do “paiol”, um tradicional celeiro italiano que possui grande relevância histórica e sentimental, muito presente na região sul do estado do Espírito Santo. Para manter e preservar a memória arquitetônica dessa construção tão significativa, o projeto retrata sua forma e seus materiais em uma arquitetura contemporânea, com revestimento em madeira e telhado de duas águas.
O projeto foi pensado para abrigar uma agroindústria evolutiva de beneficiamento de café, projetada para três fases de ampliação (indústria de pequeno, médio e grande porte); o complexo industrial abriga não só espaços para a fabricação, mas também atendimento aos turistas, visitantes e pesquisadores. Tendo em vista as necessidades espaciais para as futuras ampliações do empreendimento (fase evolutiva 1, 2 e 3), a proposta foi dividida em três usos principais, que impactam diretamente no fluxo de pessoas e funcionários, sendo eles:
Produção: Espaço destinado ao beneficiamento do café / chão de fábrica.
Administração e Pesquisa: Setor administrativo e espaço para fomento de pesquisas que envolvem a área de cafés.
Turismo e Ensino: Amplo espaço para atendimento de turistas com cafeteria, restaurante e loja de produtos locais. Além de auditórios pensados para serem utilizados por produtores de cafés, com a finalidade de incentivar o ensino e integração dos produtores com os empresários.
Para a concepção do projeto foram analisadas algumas condicionantes projetuais, que aplicadas abrangem a eficiência dos fluxos, das ampliações e distribuição espacial dos diferentes blocos. Com este objetivo foi utilizado um sistema estrutural modular; Grandes vãos; Aplicação de formas geométrica simples e Terreno plano.
A estrutura modular, chamada de pórtico, foi projetada no sistema de vigas e colunas de alma cheia, composta por 8 peças pré-fabricadas. Para a proposta o pórtico foi projetado para ter um vão central de 10 metros e espaçamento entre cada um de 12 metros, tais medidas se repetem na fase 1, 2 e 3 do projeto, caracterizando a arquitetura como modular.
Primeira fase de ampliação
Segunda fase de ampliação
Terceira fase de ampliação
Primeira fase de ampliação
Segunda fase de ampliação
Terceira fase de ampliação